1. O que é?

Um inventário consiste na listagem de todas as mercadorias, matérias primas e produtos acabados/intermédios da empresa, no decurso normal da sua atividade ou no processo de produção para venda. Pode ainda fazer referência aos materiais/consumíveis a serem incorporados no processo de produção ou na prestação de serviços. Atualmente, existem sistemas informáticos e ferramentas que facilitam a elaboração de inventários. Mas, este requer sempre verificações físicas para que seja possível aferir a veracidade da informação produzida pelos softwares.

 

2. Quando fazer?

O inventário deve ser realizado periodicamente, sendo que é obrigatório pelo menos uma vez por ano. Nas PME normalmente é realizado no final do ano, porque coincide com o fecho do exercício fiscal.

 

3. Como fazer?

Deve conter, pelo menos, as seguintes informações:

  • Referência do produto (numérica ou código de barras)
  • Nome comercial do produto;
  • Quantidade em stock;
  • Preço de custo, de produção ou de aquisição unitário sem IVA.
  • Valor global.

 

4. Qual a sua importância para as empresas?

Na parte ECONÓMICA/FISCAL
O valor total do inventário influencia diretamente o resultado do ano. Um valor de inventário errado pode originar o pagamento em excesso de impostos e pode alterar os indicadores de rentabilidade da empresa.

Na parte OPERACIONAL
Um inventário mal feito indica falhas de organização. O inventário corretamente realizado ajuda a verificar quaisquer eventuais falhas na movimentação de produtos e pode detectar a eventual existência de fraudes ou roubos dentro das empresas.

 

Sabia que:

Até 31 de Janeiro todas as empresas devem comunicar eletronicamente à Autoridade Tributária o inventário de existências referente ao ano transato. Apenas estão dispensadas da obrigação de comunicação os contribuintes do regime simplificado de tributação. Caso esta obrigação anual não seja cumprida, incorre numa contraordenação grave, punível com coima entre 200 e 10.000 euros;

Importante:

Logo no início de janeiro envie ao seu gestor de conta da PC Contabilidade o ficheiro com o inventário da sua empresa.